Header Ads

Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus

Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus
 


Tema: Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus


Referência Bíblica: Efésios 6:10-18 (NVI):

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz, além de tudo isso, tomando o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."


 Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus

Introdução:


No livro de Efésios, encontramos um chamado urgente para nos revestirmos da armadura de Deus. A metáfora da armadura não apenas ilustra a seriedade da batalha espiritual que enfrentamos, mas também revela a necessidade de nos prepararmos adequadamente para resistir aos assaltos do inimigo. Este estudo explorará em detalhes cada peça da armadura mencionada por Paulo, fornecendo uma compreensão mais profunda de sua importância e aplicação em nossa vida cotidiana.


Leituras Complementares:

1.     Mateus 4:1-11 (NVI): A tentação de Jesus no deserto, destacando a importância da Palavra de Deus como uma espada na batalha espiritual.

2.     2 Coríntios 10:3-5 (NVI): Sobre a natureza da guerra espiritual e a necessidade de usar armas poderosas que destroem fortalezas.

3.     1 Tessalonicenses 5:8 (NVI): Sobre a couraça da fé e do amor, e o capacete da esperança da salvação.

4.     Isaías 59:17 (NVI): Descrevendo Deus vestindo a couraça da justiça e o capacete da salvação para a redenção do Seu povo.


Estudo Detalhado:


I. O Chamado à Fortaleza no Senhor (Efésios 6:10):

A. Fortalecer-se no Senhor: Entendendo a fonte de nossa força espiritual. B. O poder de Deus: Reconhecendo a magnitude do poder divino disponível para nós.

II. A Armadura de Deus (Efésios 6:11):

A. Ciladas do Diabo: Compreendendo a natureza sutil dos ataques espirituais. B. Luta não contra carne e sangue: Reconhecendo a dimensão espiritual da batalha.


 Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus

III. As Peças da Armadura:


A. Cinto da Verdade (Efésios 6:14a): 1. A verdade como fundamento: A importância da verdade na vida do cristão.

B. Couraça da Justiça (Efésios 6:14b): 1. A justiça de Cristo: Como a justiça nos protege espiritualmente.

C. Pés Calçados com a Prontidão do Evangelho (Efésios 6:15): 1. A prontidão para compartilhar o evangelho: A preparação contínua para difundir a paz.

D. Escudo da Fé (Efésios 6:16): 1. A importância da fé: Como a fé protege contra os ataques do inimigo.

E. Capacete da Salvação (Efésios 6:17a): 1. A segurança da salvação: A confiança na esperança da salvação.

F. Espada do Espírito - A Palavra de Deus (Efésios 6:17b): 1. A eficácia da Palavra: Como a Bíblia é uma arma poderosa na guerra espiritual.


IV. A Batalha e a Perseverança (Efésios 6:13):

A. Resistir no dia mau: A necessidade de permanecer firme mesmo em meio às adversidades.


 Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus

V. Conclusão:

A. Mantenham-se firmes: Um apelo final para a firmeza na fé. B. Cingindo-se com a verdade: Resumo da importância de cada peça da armadura. C. A Espada do Espírito: Destacando a centralidade da Palavra de Deus em nossa defesa.


Objetivo da Lição:

O objetivo deste estudo é equipar os crentes com um entendimento mais profundo da armadura espiritual mencionada por Paulo em Efésios 6. Ao explorar cada peça, buscamos não apenas compreender teoricamente, mas aplicar praticamente em nossa vida diária, de modo a resistir aos ataques do inimigo e permanecer firmes na fé.


Conclusão:

Ao nos revestirmos da armadura de Deus, reconhecemos a realidade da batalha espiritual que enfrentamos diariamente. Cada peça da armadura desempenha um papel vital em nossa defesa, e a compreensão profunda desses elementos nos capacita a viver de maneira vitoriosa em Cristo. Que este estudo não apenas enriqueça nosso conhecimento, mas também fortaleça nossa fé e determinação em seguir o chamado de Paulo para nos revestirmos de toda a armadura de Deus. Que, ao final desta jornada, possamos dizer com confiança: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4:7, NVI).

Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!