Header Ads

Necessidade da regeneração

Necessidade da Regeneração


    A conversa de nosso Senhor com Nicodemos ( Jo 3 ) proporciona um excelente fundo histórico para o estudo deste tópico. As primeiras palavras de Nicodemos revelam uma série de emoções provenientes do seu coração. A declaração abrupta de Jesus no v. 3, que parece ser uma repentina mudança do assunto, explica-se pelo fato de Jesus estar respondendo ao coração de Nicodemos e não às palavras de sua interrogação. As primeiras palavras de Nicodemos revelam: (a) fome espiritual. 


Se esse chefe judaico tivesse expressado o desejo de sua alma, talvez teria dito: ?Estou cansado do ritualismo morto da sinagoga, vou lá mas volto com a mesma fome com que saí. Infelizmente, a glória divina afastou-se de Israel, não há visão e o povo perece. Mestre, a minha?alma suspira pela realidade! Pouco conheço de tua pessoa , mas tuas palavras tocaram-me o coração. Teus milagres convenceram-me de que és Mestre vindo de Deus. Gostaria de te acompanhar. (b) Faltou a Nicodemos profunda convicção. Sentiu a sua necessidade, mas necessidade de um instrutor e não do Salvador. Tal qual a mulher samaritana, ele queria a água da vida ( Jo 4:15 ), mas, como aquela, Nicodemos teve que compreender que era pecador, que precisava de purificação e transformação. ( Jo 4:16,18 ). (c) Nota-se nas suas palavras um rastro de altocomplacência, coisa muito natural num homem de sua idade e posição. 


Ele diria a Jesus: ? Creio que foste enviado a restaurar o reino de Israel, e vim dar-te alguns conselhos quanto aos planos para conseguir este objetivo.? Provavelmente ele supôs que sendo israelita e filho de Abraão, essas qualificações seriam suficientes para o tornarem membro do reino de Deus. ? Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.? Parafraseando esta passagem, Jesus diria: ? Nicodemos, tu não podes unir-te a minha companhia como se unisses a uma organização. O pertencer a minha companhia não depende da qualidade da tua vida; minha causa não é outra senão aquela do Reino de Deus, e tu não podes entrar neste Reino sem experimentar uma transformação espiritual. O Reino de Deus é muito diferente do que estás pensando, e o modo de estabelecê-lo e de juntar seus súditos é muito diferente do meio de que estás cogitando.?

    Jesus apontou a necessidade mais profunda e universal de todos os homens ? uma mudança radical e completa da natureza e caráter do homem em sus totalidade. Toda a natureza do homem ficou deformada pelo pecado, a herança da queda; Essa deformação moral reflete-se em sua conduta e em toda as suas relações. Antes que o homem possa ter uma vida que agrade a Deus, seja no presente ou na eternidade, sua natureza precisa passar por uma transformação tão radical, que seja realmente um segundo nascimento. O homem não pode transformar-se a si mesmo; Essa transformação terá que vir de cima.

    Jesus não tentou explicar o como do novo nascimento, mas explicou o por quê do assunto. ? o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito.? Carne e espírito pertecem a reinos diferentes, e um não pode produzir o outro. A natureza humana pode gerar a natureza humana, mas somente o Espírito Santo pode gerar a natureza espiritual. A natureza humana somente pode produzir a natureza humana; e nenhuma criatura pode elevar-se acima de sua própria natureza. 

A vida espiritual não passa do pai ao filho pela geração natural; ela procede de Deus para o homem por meio da geração espiritual. O destino mais elevado do homem é viver com Deus para sempre; mas a natureza humana, em seu estado presente, não possui a capacidade para viver no reino celestial. Portanto, será necessário que a vida celestial desça para transformar a natureza humana, preparando-a para ser membro desse reino. 

Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!