Deus chama Samuel para proferir uma mensagem
Deus chama Samuel para proferir uma mensagem
I SAMUEL 3-5 Deus chama Samuel para proferir uma mensagem de juízo contra a família de Eli. Israel luta contra os filisteus, a Arca da Aliança é capturada durante a batalha, e Hofni e Finéias são mortos. Eli morre após ouvir sobre o confisco da Arca. A Arca é transportada pela Filístia e traz perturbação e destruição à terra.
I. O Ungido (3.1-21): Samuel já havia sido escolhido por Deus para substituir Eli como líder espiritual de Israel.
A. A mensagem de Samuel, vinda do Senhor (3.1-18): Enquanto Samuel é ainda jovem, o Senhor fala a ele sobre Eli.
1. Samuel recebe a mensagem (3.1-14). Onde ele está (3.1-9): O Senhor chama Samuel uma noite enquanto ele dorme. Inicialmente, Samuel pensa que é Eli quem o está chamando. Eli percebe que é o Senhor e instrui Samuel a ouvir. O que ele ouve (3.10-14): O Senhor diz a Samuel que logo punirá Eli e seus dois filhos ímpios de forma severa.
2. Samuel repete a mensagem (3.1 5-18): Na manhã seguinte, Samuel
conta a Eli tudo o que o Senhor lhe disse.
B. O ministério de Samuel para o Senhor (3.19-21): Logo toda a Israel reconhece Samuel comô um grande profeta do Senhor.
Deus chama Samuel para proferir uma mensagem
II. Os Ataques (4.1-22): Os israelitas entram em conflito com os filisteus.
A. As derrotas (4.1-11): Os israelitas sofrem duas derrotas para os filisteus.
1. Primeira derrota (4.1-9). A derrota (4.1-2): Os filisteus matam 4 mil israelitas em seu primeiro confronto. A reação (4.3-9): A Arca da Aliança é levada ao campo de batalha para encorajar os israelitas e amedrontar os Filisteus. Mas os filisteus reagem.
2. Segunda derrota (4.10-11): Os filisteus matam 30 mil israelitas, incluindo os filhos de Eli (Hofni e Finéias), e confiscam a Arca da Aliança.
B. O desespero (4.12-22)
1. De Eli (4.12-18)
a. Sua ansiedade (4.12-16): Eli se assenta perto do portão de Silo, temeroso, esperando notícias da batalha e da Arca. Seu acidente (4.17-18): Ouvindo sobre a derrota de Israel, a morte de seus filhos e o confisco da Arca, Eli cai da cadeira, quebra o pescoço e morre.
2. Da nora de Eli (4.19-22)
a. As notícias trágicas (4.19-20): Quando a esposa grávida de Finéias ouve que seu marido e seu sogro morreram e que a Arca foi confiscada, ela entra em trabalho de parto, dá à luz e morre.
b. O nome trágico (4.21-22): Pouco antes de sua morte, a esposa de Finéias dá a seu filho o nome de Icabô, que significa "De Israel se foi a glória".
Deus chama Samuel para proferir uma mensagem
III. A Arca (5.1-12)
A. Em Asdode (5.1-8)
1. O templo (5.1-5): O Senhor faz com que o ídolo filisteu Dagom caia diante da Arca.
2. Os tumores (5.6-8): O povo de Asdode é afligido com tumores por causa da presença da Arca. Aí eles enviam a Arca para a cidade de Gate.
B. Em Gate (5.9): Os cidadãos de lá também sofrem de uma eclosão de tumores.
C. Em Ecrom (5.10-12): Quando o povo de Gate tenta enviar a Arca a Ecrom, tumores e grande temor varrem toda Ecrom
Post a Comment