Header Ads

Os filisteus devolvem a Arca a Israel com presentes

Os filisteus devolvem a Arca a Israel com presentes

Os filisteus devolvem a Arca a Israel com presentes

 I SAMUEL 6-7 Os filisteus devolvem a Arca a Israel com presentes. Samuel conclama Israel ao arrependimento e Israel derrota os filisteus. Samuel continua a exercer seu papel de juiz sobre Israel.

I. O Retorno da Arca (6.1-21)

A. O tesouro (6.1-6): Após sete meses de problemas com a Arca, os filisteus, desesperados, são intimados por seus próprios sacerdotes a enviar a Arca de volta a Israel com uma oferta pela culpa: cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro.

B. A prova (6.7-12): Para saber se seus problemas foram causados pela  resença da Arca, os filisteus planejam um teste. Duas vacas que  cabaram de dar à luz dois novilhos são atadas ao carro que levava Arca. Se as vacas não cruzarem a fronteira, há uma chance de a Arca ter causado os tumores. Se elas chegarem a Israel, o Senhor terá ausado as pragas. As vacas levam a Arca até a cidade israelita de  ete-Semes.

C. A ação de graças (6.13-18): O povo de Bete-Semes regozija-se como retorno da Arca.

D. A tragédia (6.19-21): O Senhor mata 70 homens por terem olhado dentro da Arca. O povo de Bete-Semes pede ao povo de Quiriate-Jearim que venha retirá-la dali.

Durante sete meses, a Arca percorre a Filistía, cujos moradores estão em polvorosa para se livrar dela, porém, não existe registros de qualquer mobilização israelita para recuperá-la. Os sacerdotes pagãos elaboram um plano engenhoso para dar a correta destinação a Arca de Israel. Ela é colocada em um carro novo, que por sua vez é atrelado a duas vacas, que não deveriam ser guiadas, mas sim escolher o próprio destino. 

Os animais tomam o caminho de Bete-Semes, e ali, a Arca é recebida com muita alegria pela família de um homem chamado Josué. Esta ação fez com que a praga cessasse sobre os filisteus e colocou os bete-semitas em estado de total empolgação com a presença de objeto tão imponente. Porém, no afã de ver o que havia dentro da Arca, os moradores daquela cidade removeram a tampa e olharam para o interior da caixa, atitude esta que causou a morte de muitos habitantes da região. Assustados, os sobreviventes enviaram uma mensagem à Quiriate-Jearim, oferecendo para eles a oportunidade de hospedar a Arca. Foi um levita chamado Abinadabe que recebeu a Arca em sua nova morada, e escolheu seu filho Eleazar como o guardião da mesma.  Ali, a Arca ficou guardada por muitos anos.

Os filisteus devolvem a Arca a Israel com presentes

II. O Reavivamento Trazido pela Arca (7.1-1 7)

A. O arrependimento (7.1-6): Após 20 anos de declínio espiritual, Samuel leva o povo ao arrependimento. Os israelitas destroem seus ídolos e adoram somente ao Senhor. Samuel torna-se juiz de Israel.

B. A derrota (7.7-11): Os filisteus atacam os israelitas, mas a poderosa voz do Senhor cai como um trovão dos céus, confundindo os filisteus e permitindo que os israelitas os derrotem.

C. A pedra (7.12): Samuel coloca uma grande pedra para relembrar o povo da Ajuda de Deus e a chama Ebenézer, que significa: "Até aqui nos ajudou o Senhor". \

D. A trégua (7.13-14): Os filisteus são forçados a devolver muitas terras que tomaram de Israel e não invadem Israel durante um largo período de tempo.

E. A rotina (7.15-1 7): Samuel viaja por todo o Israel durante muitos anos, servindo como juiz sobre o povo.


Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!