Header Ads

Classificação dos Anjos







HIERARQUIA E CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS

A Bíblia faz menção de anjos bons e anjos maus, embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos (Gn 1.31); tendo livre-arbítrio. Numerosos anjos participaram da rebelião de Satanás contra Deus (Ez 28.12-17; Jd 6; Ap 12.9; Mt 4.10) e abandonaram o seu estado original de graça, como servos de Deus, e assim perderam o direito à sua posição celestial.



O Anjo do Senhor

Uma designação especial no Antigo Testamento é “O ANJO DO SENHOR”. Podemos ler 60 ocorrências no Antigo Testamento, onde sua aparição e autoridade o classifica de forma especial (Gn 16.11; 16.13; 18.2; 18.13-33; 22.11-18; 24.7; 31.11-13; 32.24-30; Êx.3.2-6; Jz.2.1; 6.11-14; 13.21,22). 4.1.1. Sua identidade
Existem aqueles que acreditam que era simplesmente um anjo em missão especial representando Jeová

a) Esta identificação fala de Jesus um anjo, que se assemelha à doutrina mulçumana, mórmon e outras.

b) Jesus tinha um anjo especial a quem chamava de “Meu anjo”, enviado para “testificar acerca destas coisas” descrito em Ap 22.16. Então Deus também poderia fazer uso de um anjo para missões especiais ou comissioná-lo para tal.

c) Em Mateus o anjo que aparece a Zacarias e Maria é chamado “O Anjo do Senhor’ (Kurios), depois identificado como Gabriel. “Kurios” é a palavra grega equivalente a Jeová, de acordo com o dicionário expositivo de Vine. Como “Anjo do Senhor” Gabriel tinha autoridade de agir e falar pelo Senhor, como já vimos.

d) O Teólogo Hicks observa que as Escrituras ocasionalmente atribuem as palavras de um anjo a Deus mesmo quando ele não é um anjo de Jeová. Isso não deveria causar problemas, porque se um anjo de Jeová é Deus ou o Seu anjo, ainda assim representa Deus intervindo diretamente na vida dos homens.

Há vários argumentos que afirmam ser uma teofania da segunda pessoa da Trindade (Cristofania). Dentre eles alistamos:

a) A linguagem, malak yaweh, é um título singular e peculiar mostrando que esse personagem era mais do que um anjo.

b) No Antigo Testamento, ele é consistentemente apresentado como Jeová: O anjo apareceu, mas Deus, ou o Senhor, falou.

c) As promessas ou orientações dadas por este ser são tais que somente Deus poderia ter assim dado.

d) Este anjo, identificado como Jeová, apesar de tudo é apresentado de forma distinta de Jeová e clama por Jeová. Portanto, este anjo parece ser uma Cristofania, ou pré-encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo.

e) Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, diz a Palavra do Senhor que ele Josué) “...se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-lhE: Que diz meu Senhor ao seu servo?”(Js 5.1). Se o Anjo do Senhor não fosse o próprio Senhor (o Senhor Jesus), o anjo (caso fosse simplesmente “um anjo”) teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9.

f) Em Jz 2.1, o Anjo do Senhor diz: Do Egito Eu vos fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco (o grifo nos pronomes é nosso). Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos do Senhor, o Deus do concerto israelita. Foi Ele quem jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó que aos seus descendentes daria a terra de Canaã (Gn 13.14-17; 17.8). Jurou que esse concerto seria eterno. Ele tirou os israelitas do Egito (Êx 20.1,2) e Ele os levou à terra prometida (Js 1.1,2).

g) Embora concordemos com o fato de que existem controvérsias a respeito desta passagem de Jz 13.18, reputamos a mesma como factual e elucidativa. Quando Manoá, pergunta ao Anjo do Senhor, o Seu nome, Ele responde: “...porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso”? Uma comparação desta resposta com a passagem de Is 9.6 demonstra que o Anjo do Senhor que apareceu a Manoá é o Menino de quem nos Isaías se refere. Isto é, o Anjo do Senhor, cujo nome é Maravilhoso.

h) Outra prova escriturística que apresentamos, é que no contexto neotestamentário, a Bíblia deixa de utilizar-se do termo “o Anjo do Senhor” como pessoa específica. Isto é demonstrado pelo fato de que o artigo definido masculino singular “o” deixa de ser utilizado, sendo substituído pelo artigo indefinido “um”. Alguns exemplos disto são os textos de Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23, dentre muitos outros. Infelizmente, nem todas as ocorrências no Novo Testamento, na versão ARC, aonde deveria ocorrer a expressão “um” anjo do Senhor, acontece. Em vez disso, se encontra o termo “o” anjo do Senhor. Fato que foi corrigido na versão ARA, nos textos citados e em outros correlatos.
 
Esta substituição na ARA possui um grande significado. Pois no contexto do Novo Testamento, contemporâneo ou posterior à encarnação, as manifestações angelicais não eram do Anjo do Senhor, mas meramente de um de Seus anjos, pois o Anjo do Senhor já havia sido manifestado na carne (1Tm 3.16). 4.1.2. Tarefas realizadas

a) Mensagens ao povo do Senhor (Gn 22.15-18);

b) suprir necessidades do povo do Senhor (1Rs 19.5-7);

c) proteger o povo de Deus do perigo (Êx 14.19);

d) ocasionalmente destruir os inimigos de Jeová (Êx 23.23);

e) punia os rebeldes (2Sm 24.16,17). 4.1.3. Seus aparecimentos

a) Seu primeiro aparecimento foi à escrava egípcia, Hagar a fim de lhe socorrer e foi identificado como sendo “O Anjo do Senhor” (Gn 16.7-12);

b) a pessoa de Abraão (Gn 22.11,15);

c) a Jacó (Gn 31.11-13);

d) a Moisés (Êx 3.2). Ainda mais explicitamente, o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (Êx 3.6);

e) a todos os israelitas durante o êxodo (Êx 14.19);

f) mais tarde em Boquim (Jz 2.1,4);

g) a Balaão (Nm 22.22-36);

h) a Josué 

(Js 5.13-15, 

onde o príncipe do exército do SENHOR é mais provavelmente o Anjo do SENHOR); Josué prostrou-se e o adorou (Js 5.14). Esta atitude tem levado muitos a crerem que esse anjo era uma manifestação do próprio Senhor Deus; do contrário, o anjo teria proibido Josué de adorá-lo (Ap 19.10; 22.8,9);

i) a Gideão (Jz 6.11);  j) a Davi (1Cr 21.16); k) a Elias (2Rs 1.3-4); l) a Daniel (Dn 6.22).


O Arcanjo Miguel

Miguel tem seu correspondente no grego “Michael e no hebraico mika'el. O nome Miguel é muito expressivo, “quem é como Deus?” Em que aspecto ele é semelhante a Deus não foi revelado, mas temos três passagens nas quais ele foi diretamente mencionado e onde vemos que ele tem grande autoridade. De acordo com Dn 12.1, ele é o “defensor do povo de Daniel - Israel”. Em Judas 9 ele





teve uma controvérsia com Satanás sobre o corpo de Moisés; mas nessa situação e apesar de toda a sua grandeza, ele não se atreveu a “proferir juízo infamatório contra ele”, mas confiando na sua dependência de Deus, ele declara: “...o Senhor te repreenda”. Miguel se encontra novamente na predição registrada em Ap 12.7-12. Ele, como chefe dos exércitos do céu, participa de uma batalha vitoriosa no céu contra Satanás e os seus anjos. Temos ainda a revelação de que a “voz do arcanjo” será ouvida quando Cristo voltar para buscar a Igreja (1Ts 4.16).

A tradição sobre a existência de arcanjos não fazia parte original da fé judaica. Assim, na literatura bíblica, Miguel é introduzido em Dn 10.13,21 e 12.1 e reaparece no Novo Testamento em Jd 9 e Ap 12.7. Embora algumas literaturas tenham Gabriel como outro Arcanjo (totalizando sete na literatura apócrifa e pseudepígrafa, onde quatro nomes são revelados: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel), a Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo, Miguel. Isto é demonstrado pelo fato de que nas duas ocorrências da palavra grega archangelos, “arcanjo”, 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular, ligado unicamente ao nome de Miguel, donde se conclui biblicamente que só exista um anjo assim denominado Arcanjo, ou anjo-chefe, e que esse Arcanjo chama-se Miguel.
 
O Miguel que se pode encontrar no Novo Testamento surge no Antigo Testamento apenas no livro de Daniel, à semelhança de Gabriel, é um ser celestial. Tem, no entanto, responsabilidade especiais como campeão de Israel contra o anjo rival dos persas (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal na última grande batalha (Dn 12.1). Na literatura judaica recente, bem como nos apócrifos e pseudepígrafos, o nome de Miguel é apresentado como guardião militar e intercessor de Israel.

No Novo Testamento, Miguel aparece apenas em duas ocasiões. Em Jd 9, há referência a uma disputa entre Miguel e o diabo com respeito ao corpo de Moisés. Essa passagem é bastante polêmica. Orígenes acreditava que isto estaria registrado num apócrifo chamado de “Assunção de Moisés”, mas a história não aparece nos textos existentes, porém incompletos, desta obra. A literatura rabínica posterior parece ter conhecimento desta história. O outro texto em que Miguel aparece, é Ap 12.7, que retoma o tema de Dn 12.1, apresentando-se Miguel como sendo o vencedor do dragão primordial, identificado como Satanás.

Gabriel

O vocábulo Gabriel tem sua correspondente no hebraico “geber El”, e significa “homem de Deus”. Aparece quatro vezes nas Escrituras como revelador do propósito divino. No Antigo Testamento ele falou a Daniel sobre o final dos tempos (Dn 8.15-27). Semelhantemente, deu a Daniel a predição quase incomparável de Dn 9.20-27. O profeta descobriu (Jr 25.11-12) que o período que Israel tinha de permanecer na Babilônia era de setenta anos e que esse tempo estava para se completar. Então se entregou à oração pelo seu povo. A oração, conforme registrada, Gabriel passou com incrível rapidez do trono de Deus para o profeta que orava na Terra. Foi então que este anjo revelou o propósito de Jeová quanto ao futuro de Israel. No Novo Testamento trouxe a Zacarias a mensagem do nascimento João (Lc 1.11-20) e foi ele que veio com a maior de todas as mensagens à Maria quanto ao nascimento de Cristo e o Seu ministério como Rei sobre o trono de Davi (Lc 1.26-33). Apresenta-se como aquele que “assiste diante de Deus” (Lc 1.19).




Querubins

Querubim tem sua correspondente no hebraico “qeruvim” (Gn 3.22-24; Ez 10.1-3). Vocábulo correlato com um verbo acadiano que significa “bendizer, louvar, adorar”. Os querubins estão sempre associados com a santidade de Deus e a adoração que a sua presença imediata inspira. O título querubim fala de sua posição elevada e santa e sua responsabilidade está intimamente relacionada com o trono de Deus como defensores de Seu caráter e presença santa. Proteger a santidade de Deus é uma atividade importante deles. 



Os querubins aparecem pela primeira vez junto ao portão do Éden, depois que o homem foi expulso e como protetores para que o homem não retorne poluindo a santa presença de Deus. Aparecem novamente como protetores, embora em imagens de ouro, sobre a arca da aliança, onde Deus se comprazia em habitar. A cortina do tabernáculo separava a presença divina do povo ímpio, tinha bordados de figuras de querubins (Êx 26.1). Ezequiel refere-se a estes seres chamando-os pelo seu título dezenove vezes e a verdade relacionada com eles deriva destas passagens. Ele os apresenta com quatro rostos diferentes: de um leão, de um boi, de um homem e a face de uma águia (Ez 1.3-28; 10.1-22). Este simbolismo relaciona-se imediatamente com as criaturas viventes da visão de João (Ap 4.6-5.14). 4.5.

Serafins (Is 6.1-3)

A palavra serafins do hebraico “saraph” significa “ardentes”, “queimadores”, “irradiantes da glória de Deus”, “brilhantes de Deus”, “incandescidos de Deus”. Declaram a glória incomparável de Deus e a sua santidade suprema. O título serafins fala de adoração incessante, do seu ministério de purificação e de sua humildade. Eles aparecem apenas uma vez nas Escrituras sob esta designação (Is 6.1-3). Sua atribuição tripla de adoração conforme registrada por Isaías foi repetida por João (Ap 4.8) e sob o título de criaturas viventes. Alguns estudiosos acreditam que os “seres viventes” (ou animais, Ap 4.6-9) são sinônimos de serafins e querubins. Todavia, os querubins em Ezequiel parecem semelhantes, e os “seres viventes” em Apocalipse são diferentes entre si.

Anjos eleitos

A referência, em 1Tm 5.21, aos “anjos eleitos”, descortina imediatamente um campo interessante de pesquisa referente ao alcance que a doutrina da eleição soberana deve ter na relação dos anjos para com o seu Criador. É preciso aceitar que os anjos foram criados com um propósito e que no seu reino, assim como o homem, os desígnios do Criador serão executados até o final. A queda de alguns anjos foi tão antecipada por Deus quanto à queda do homem. Está também implícito que os anjos passaram por um período de experiência.


Governadores

Há indicações de que existam organizações entre os anjos bons. Em Cl 1.16, Paulo fala de tronos, soberanias (domínios), principados e potestades (poderes) e acrescenta que foram criados por intermédio dEle e para Ele. Isto parece incluir que ele está se referindo aos anjos bons. Em Efésios 1.21, a referência parece incluir tanto os anjos bons quanto maus. Nas outras passagens, essa terminologia se refere definitivamente apenas aos anjos maus (Rm 8.38; Ef 6.13; Cl 2.15).

a) Tronos (thronoi) se referem a seres angélicos, cujo lugar é na presença imediata de Deus. Esses anjos são investidos de poder real que exercem sob Deus;

b) Domínios (gr. kuriotetes) parecem estar próximos dos thronoi em dignidade;

c) Principados (gr. archai) parecem se referir a governantes sobre povos e nações distintos. Assim, Miguel é tido como príncipe de Israel (Dn 10.21; 12.1); assim lemos também a respeito do príncipe da Pérsia e do príncipe da Grécia (Dn 10.20). Isto é, cada um é um príncipe em um destes principados;

d) Poderes – potestades (gr. exousiai) são possivelmente autoridades subordinadas, servindo sob uma das outras ordens. É verdade que não podemos saber com certeza o significado real desses termos, mas esses acima parecem ser uma explicação plausível. 4.8. Anjos especialmente nomeados

Certos anjos só ficaram conhecidos pelo serviço que prestaram. Destes, temos aqueles que serviram como anjos de juízo (Gn 19.13; 2Sm 24.16; 2Rs 19.35; Ez 9.1,5,7; Sl 78.49). Vejamos:

a) Vigilantes (Dn 4.13,23). Os “vigias” (aram. irin, correlato com o heb. ur, “estar acordado”) são mencionados somente em Daniel 4.13,17,23. São os “santos” que promoviam zelosamente os decretos soberanos de Deus, e demonstravam o senhorio de Deus sobre Nabucodonosor.

b) Anjo do abismo (Ap 9.11). “Tinham sobre si rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom” (Ap 9.11). Abadom (ou Apoliom) é identificado, tal como sucede como muitíssimos outros elementos do Apocalipse, de muitas formas variadas. A seguir damos os principais pareceres sobre Abadom ou Apoliom: (a) É possível que o “anjo-estrela” do primeiro versículo (Ap 9.1) esteja aqui em pauta, portanto ele é quem tem o poder de abrir o abismo; (b) as interpretações “simbólicas” não vêem aqui qualquer “ser” em particular, mas apenas a manifestação do “princípio do mal” de várias formas;

(c) tradicionalmente, Satanás é reputado o “rei do mundo inferior”, a personificação do mal e daquilo que ele produz neste caso, a “destruição”. Portanto, vários intérpretes supõem que Satanás está em foco neste passo bíblico;



(d) há precedentes, entretanto, para supor-se que o “rei do hades e Satanás são personalidades distintas”. Se o vidente João alude aqui a esse tipo de tradição, então o “rei” (o “destruidor”) neste caso será um elevado poder maligno, um arcanjo das trevas, por assim dizer, mas não o próprio Satanás. Não obstante, poderíamos supor que esse poder maligno está sujeito à autoridade do diabo. Dentre essas interpretações, a de número quatro (d) é a mais provável.

Aquele que tem autoridade sobre o fogo

“E saiu do Altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo...”. Esse Anjo é aquele que, cuja missão é conservar o fogo aceso no altar celeste (Ap 14.18).

O anjo das águas

“E ouvi o anjo das águas que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas” (Ap 16.5). Essa idéia é extraída da noção judaica helenista de que cada elemento da natureza é controlado pelos anjos. Assim, teríamos os anjos dos quatro ventos, do calor, da geada, das águas, do fogo, e assim, interminavelmente. O anjo que aparece neste versículo tem por tarefa guardar os suprimentos de água do globo terrestre.

Anjos que controlam os ventos

“E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma” (Ap 7.1). Os anjos que se acham nos quatro cantos da terra conservam presos os quatro ventos. Não lhes é permitido soprar e nem destruir. Em Dn 7.2,3, vemos os quatro ventos do céu irrompendo sobre o mar, provocando destruições imensas. Deus está no comando até do vento. “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Mc 4.39).





Anjos guardiões

Das nações

“E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares” (Ap 5.11). A exemplo de Apocalipse Mateus 26.53, Hebreus 12.22, e Salmos 68.17 indicam que os anjos a serviço de Deus são muito numerosos. Outras passagens indicam que eles observam os homens, prestando serviços em prol de nações, comunidades e indivíduos (Hb 1.14; Mt 18.10; Sl 9.1; Dn 10.13; 12.1; Js 5.14). Os trechos bíblicos que dão apoio à doutrina dos anjos guardiões são Jó 33.23; Dn 10.13; Mt 18.10; Hb 1.14 e Ap 1.20. 4.12.2.

Crença judaica - Uma antiga doutrina judaica ensina que o anjo guardião tem a semelhança ou aparência daquele a quem guarda, a que talvez seja refletido em Atos 12.15. Essa idéia pode estar ligada à noção oriental do eu-superior ou super-eu do indivíduo. Presumivelmente, a alma não é o elemento superior do indivíduo, mas sim é um instrumento do eu-superior, que é a verdadeira entidade. Esse super-eu é o homem em sua forma mais elevada, um poderosíssimo ser espiritual. Nesse caso, o anjo guardião seria o próprio homem, e a alma seria seu instrumento, tal como o corpo é o instrumento da alma. Há muitos mistérios, e talvez o que aqui dizemos perscrute um tanto esses mistérios, sem desvendá-los. Se esse conceito é veraz, então o indivíduo é seu próprio anjo guardião, ou pelo menos, poderia ser, embora esse anjo exista em uma outra dimensão de seu próprio ser. Isso não negaria a existência de outros espíritos elevados, que poderiam interessar-se em nossas vidas e aos quais poderíamos chamar de “anjos”.

Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!