O Senhor levanta Gideão, o quinto libertador.
O Senhor levanta Gideão, o quinto libertador.
JUÍZES 6 Midiã oprime Israel. O Senhor levanta Gideão, o quinto libertador. Gideão derruba o altar de Baal e conclama a todos que lutarão por Israel. Depois usa uma lã para verificar se Deus realmente o chamou para resgatar Israel.
I. O Sofrimento (6.1-10)
A. A rebelião de Israel (6.1): Novamente os israelitas se voltam para a idolatria e deixam Deus irado.
B. A retribuição do Senhor (.2-6): O Senhor permite que os cruéis midianitas oprimam Israel durante sete anos.
C. A repreensão do profeta (6.7-10): Um profeta traz à memória do povo o pecado que lhes causou sofrimento.
II. () Anio (fij.11-23): O anjo do Senhor aparece a um homem chamado (iideão e aiz que ele livrará Israel dos midianitas.
A. O local (6.11): O anjo aparece a Gideão em um carvalho em Ofra, onde Gideão estava secretamente malhando o trigo no lagar.
B. O protesto (6.12-13). O cumprimento (6.12): "O Senhor é contigo, ó homem valoroso". A murmuração (6.13): Gideão responde: "Por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram?"
C. A promessa (6.14-16). A ordem (6.14): O anjo diz a Gideão: "Vai nesta tua força e livra a Israel da mão de Midiã". A desculpa (6.15): Gideão responde: "Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai".. O consolo (6.16): O anjo do Senhor tranqüiliza Gideão: "Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem".
O Senhor levanta Gideão, o quinto libertador.
D. A prova (6.1 7-23): Gideão pede por um sinal para ter certeza de que deve resgatar Israel.
1. A refeição (6.1 7-19): Gideão vai para sua casa preparar uma refeição para o anjo.
2. O milagre (6.20-23): Quando o anjo toca a comida com o seu cajado, sobe fogo da penha e consome a comida, convencendo Gideão de que o anjo havia sido enviado pelo Senhor.
III. Os Altares (6.24-32): Gideão edifica dois altares ao Senhor. O primeiro altar (6.24): Gideão edifica o primeiro altar depois que o anjo do Senhor faz a comida consumir-se. Ele chama este altar "Jeová-Salom". O segundo altar (6.25-32)
1. A diretiva para Gideão (6.25-27): O Senhor diz para Gideão destruir o altar de seu pai a Baal e edificar um altar do Senhor no lugar. Gideão assim faz, à noite.
2. A revolta contra Gideão (6.28-30): Na manhã seguinte, após Gideão haver derrubado o altar, o povo de Ofra ameaça matá-lo.
3. A defesa de Gideão (6.31-32): O pai de Gideão o defende, dizendo: "Se ele [Baal] é deus, por si mesmo contenda".
O Senhor levanta Gideão, o quinto libertador.
IV. A Unção (6.33-35): Logo após esses três eventos, o Espírito do Senhor vem sobre Gideão e o capacita a guerrear contra os midianitas.
A. A ameaça (6.33): Um grande exército de midianitas e amalequitas se une para atacar Israel.
B. A trombeta (6.34-35): O Espírito do Senhor desce sobre Gideão e ele toca o chifre de carneiro para ajuntar o exército.
V. A Confirmação (6.36-40): Gideão pede dois sinais de Deus para que confirme seu chamado de libertação de Israel. Deus responde a Gideão.
A. O primeiro sinal (6.36-38): Uma porção de lã fica molhada, e o chão ao redor fica seco.
B. O segundo sinal (6.39-40): Uma porção de lã fica seca, e o chão ao redor fica molhado
Post a Comment