A Conquista de Canaã
A Conquista de Canaã
JUÍZES 1-2 A Conquista de Canaã continua, embora os israelitas sejam incapazes de expulsar por completo os habitantes dali. É prevista a apostasia de Israel e os conseqüentes juízos.
I. As Campanhas de Israel (1.1-36)
A. A campanha militar de Judá (1.1-20)
1. A união c/e Simeão (1.1-3): Os homens de Simeão concordam em juntar forças com os homens de Judá para conquistar a terra dada a eles.
2. Os homens de Judá (1.4-9, 16-1 9): Os homens de Judá derrotam o rei cananeu, Adoni-Bezeque, matando 10 mil de seus homens. Eles capturam Jerusalém, junto com três importantes cidades filistéias: Gaza, Asquelom e Ecrom. Não conseguem derrotar os inimigos que têm carros de ferro.
3. Os homens de Judá (Calebe) (1.10-15, 20): Calebe lidera Judá na captura das cidades de Hebrom e Debir. O desafio (1.11-15): Calebe oferece sua filha Acsa por esposa àquele que conquistar a cidade. Otniel lidera o ataque e recebe Acsa. A conquista (1.10, 20): Calebe conquista Hebrom, expulsando seus habitantes (descendentes do gigante Enaque).
B. A campanha militar de Benjamim (1.21): Embora Judá tivesse anteriormente queimado a cidade de Jerusalém, Benjamim não é capaz de expulsar os jebuseus que lá vivem.
C. A campanha militar de Manassés e Efraim (1.22-29): Eles derrotam alguns de seus inimigos, mas permitem a permanência deles como escravos.
A Conquista de Canaã
D. A campanha militar de Zebulom (1.30): Eles escravizam seus inimigos, pois não conseguem expulsá-los da terra.
E. A campanha militar de Aser (1.31-32): Eles também são incapazes de expulsar seus inimigos.
F. A campanha militar de Naftali (1.33): Eles são incapazes de expulsar seus inimigos, mas os escravizam.
G. A campanha militar de Dã (1.34-36): Os amorreus confinam esta tribo à partemontanhosa, embora as tribos de Manassés e Efraim escravizem os amorreus mais tarde.
II. O Castigo de Israel (2.1-5): Em um lugar chamado Boquim, o anjo do Senhor repreende severamente a Israel por fazer alianças com os povos que vivem em Canaã e por deixar de expulsá-los.
A Conquista de Canaã
III. A Corrupção de Israel (2.6-23)
A. A raiz do problema (2.6-10): Israel serve ao Senhor enquanto Josué vive, mas, após a morte de seu líder, esquece o que o Senhor fez. O fruto do problema (2.11-23): Por não lembrar os feitos do Senhor, Israel experimenta uma série de ciclos, com cinco etapas.
1. Primeira etapa: pecado (Israel vira as costas para o Senhor).
2. Segunda etapa: servidão (o Senhor permite que os inimigos de Israel a oprimam).
3. Terceira etapa: súplica (Israel ora, rogando perdão).
4. Quarta etapa: salvação (o Senhor levanta um juiz, ou libertador, para resgatá-los).
5. Quinta etapa: pecado (o ciclo inicia-se novamente).
Post a Comment