A Regeneração Batismal
Regeneração Batismal
A regeneração batismal é a crença de que o batismo é
necessário para a salvação ou que, mais precisamente, a regeneração não ocorre
até que uma pessoa seja batizada na água. A regeneração batismal é um crença de
inúmeras denominações cristãs, mas é mais vigorosamente promovida por igrejas
do Movimento da Restauração, especificamente a Igreja de Cristo e a Igreja
Internacional de Cristo.
Os defensores da regeneração batismal apontam a certos versículos bíblicos (ex: Marcos 16:16, João 3:5, Atos 2:38, Atos 22:16, Gálatas 3:27 e 1 Pedro 3:21) como apoio bíblico. E, é verdade, esses versículos parecem indicar que o batismo é necessário para a salvação. No entanto, existem interpretações bíblica e contextualmente sólidas desses versículos que não suportam a regeneração batismal.Muitos têm sido aqueles que, ao longo da história, têm deturpado a verdade do Evangelho, tentando levar outros a acreditar que a salvação pode ser obtida através de um ato meramente humano. A Regeneração Batismal é a doutrina que defende essa perspectiva de salvação e é sobre ela que iremos refletir aqui. Ressalva-se, porém, que o presente estudo não possui a ambição de constituir um tratado sobre o assunto. O que se procura nestas poucas páginas é oferecer uma perspectiva geral sobre o assunto, à luz da Palavra de Deus, pois ela, e só ela, deve ser a base de todas as nossas doutrinas.
Os defensores da regeneração batismal apontam a certos versículos bíblicos (ex: Marcos 16:16, João 3:5, Atos 2:38, Atos 22:16, Gálatas 3:27 e 1 Pedro 3:21) como apoio bíblico. E, é verdade, esses versículos parecem indicar que o batismo é necessário para a salvação. No entanto, existem interpretações bíblica e contextualmente sólidas desses versículos que não suportam a regeneração batismal.Muitos têm sido aqueles que, ao longo da história, têm deturpado a verdade do Evangelho, tentando levar outros a acreditar que a salvação pode ser obtida através de um ato meramente humano. A Regeneração Batismal é a doutrina que defende essa perspectiva de salvação e é sobre ela que iremos refletir aqui. Ressalva-se, porém, que o presente estudo não possui a ambição de constituir um tratado sobre o assunto. O que se procura nestas poucas páginas é oferecer uma perspectiva geral sobre o assunto, à luz da Palavra de Deus, pois ela, e só ela, deve ser a base de todas as nossas doutrinas.
Regeneração Batismal- em que consiste
Regeneração Batismal é a doutrina que defende a necessidade
do batismo nas águas para obter o perdão dos pecados. Para os que defendem esta
doutrina, o batismo marca o momento em que o indivíduo nasce de novo ou é
incorporado no corpo de Cristo e é geralmente associado ao nascimento
espiritual de uma pessoa, ao rito pelo qual a pessoa se torna crente.
Denominações que a sustentam
Esta é uma doutrina que surge geralmente associada à Igreja
Católica. No entanto, são várias as denominações que a defendem, chegando mesmo
a contar-se entre elas denominações que se dizem evangélicas.
O Concílio de Trento (1545 – 63) estabeleceu que a causa
instrumental da justificação/regeneração era o sacramento do batismo. Mais
ainda, decretou que todo aquele que dissesse que o batismo não era necessário
para a salvação fosse anátema. Estes dogmas foram reiterados pelo Catecismo da
Igreja Católica em todo o mundo, no ano de 1993, catecismo que ainda hoje
vigora. A Igreja Católica declara que aqueles que nela são batizados estão
libertos de seus pecados e são novas criaturas, filhos de Deus e membros da
verdadeira Igreja. Nesta ordem de idéias, qualquer bebê poderá ser considerado
uma nova criatura, um filho de Deus, com seus pecados perdoados e a salvação
pode, portanto, ser obtida por intermédio de outras pessoas, visto que são os
pais das crianças que prometem, pelos filhos, guardar os mandamentos de Deus.
Poderão promessas fictícias estar relacionadas com um novo nascimento? Que Deus
seria esse, que aceita tais promessas e, como resultado, regenera uma criança?
A Igreja Católica não é, porém, a única denominação a
defender a Regeneração Batismal. Muitos são os grupos que consideram o ritual
do batismo como um ponto fulcral na resposta à fórmula "O que é preciso
para ser salvo", levando a crer que a salvação depende de um mero ato
mecânico, feito por mãos de homens.
A Igreja de Inglaterra, por exemplo, é ainda hoje uma das
grandes defensoras desta doutrina, contra a qual veementemente se insurgiu
Charles Spurgeon, em seu sermão sobre a matéria. A uma denominação que diz que
o batismo salva a alma, diz o pregador, "fora com ela, fora com ela, pois
sustenta o que Deus nunca disse, o que a Bíblia nunca mostra".
Outra das denominações que ensinam a Regeneração Batismal é
o Mormonismo. Em seus livros doutrinários consta o seguinte: "Na verdade,
na verdade, vos digo que quem não crer nas vossas palavras e não for batizado
nas águas em meu nome, para remissão de pecados e a fim de receberem o Espírito
Santo, serão condenados e não entrarão no Reino de meu Pai, onde eu e meu Pai
estamos."
• Atos
10:38
"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um
de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados;
e recebereis o dom do Espírito Santo."
Este é dos versículos mais usados pelos grupos que defendem
que o batismo tem um papel importante na salvação do homem. Mas o versículo
pode, de fato, confirmar isso? A Versão Revisada da Tradução de João Ferreira
de Almeida, de acordo com os melhores textos originais, pelo emprego das
vírgulas, dá a idéia de que o conjunto "e seja batizado em nome de
Cristo" trata de uma oração intercalar e que, portanto, segundo as normas
gramaticais, não poderá estar diretamente relacionada com a oração seguinte –
"para remissão de pecados".
Não esqueçamos, ainda, que a Palavra de
Deus é divinamente inspirada e, como tal, não pode contradizer-se a si mesma.
Podemos ver, noutras passagens, que aqueles sobre quem desceu já o Espírito
Santo são novas criaturas, independentemente de serem ou não batizadas nas
águas. É o caso, por exemplo, do centurião Cornélio. Atos 10:47 mostra-nos
claramente que Cornélio, bem como os que estavam com ele, receberam o Espírito
Santo antes de serem batizados nas águas: "Pode alguém porventura recusar
a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito
Santo?" Poderemos nós dizer que Cornélio não era salvo antes de ser
batizado? Sustentar isso é dizer que Deus enche pessoas não salvas, ou seja,
"filhos do Diabo" (I João 3:10) com o Santo Espírito! Isto não pode
ser aceite por quem estuda seriamente a Bíblia. De acordo com Atos 2:38,
recebe-se o perdão dos pecados antes da dádiva do Espírito Santo. Se Cornélio
recebeu o Espírito Santo antes do batismo, logo, os seus pecados foram
perdoados antes do batismo. Por outras palavras, se A vem antes de B, e B antes
de C, então A vem antes de C. O perdão dos pecados vem antes do Espírito Santo
(Atos 2:38); o Espírito Santo vem antes do batismo (Atos 10:45-48). Logo, o
perdão dos pecados vem antes do batismo e este a ninguém poderá salvar.
• Gálatas
3:27
"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos
revestistes de Cristo."
Antes de mais, é necessário esclarecer que a Bíblia nos fala
de vários batismos (Hebreus 6:2). Nem todo o batismo se refere, portanto, ao
batismo nas águas. O versículo aqui apontado não se refere a ele. Como, porém
somos nós batizados em Cristo? Podemos encontrar a resposta no versículo 13 de
I Coríntios 12: "Porque em um só Espírito fomos todos nós batizados em um
só corpo..." Não é pela água que somos batizados em um só corpo, mas
"em um Espírito" (vd também Tito 3:5). Este batismo no corpo de
Cristo ocorre no momento em que uma pessoa se arrepende perante Deus e confia
em Jesus (Atos 20:21).
• João 3:5
"Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se
alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de
Deus."
Numa primeira análise, poderíamos ser levados a pensar que
este versículo sustenta uma relação direta entre batismo e salvação. Não
podemos esquecer, porém, que a Bíblia não pode ser interpretada por versículos
isolados, a fim de sustentar doutrinas elaboradas por homens. A Palavra de Deus
é um todo harmonioso e, como dissemos já, sem contradições. Se atentarmos para
o versículo 26 de Efésios 5, logo veremos que a palavra "água" é
associada a Palavra de Deus: "...tendo-a purificado com a lavagem da água,
pela palavra". Não há dúvidas de que a Palavra de Deus é o instrumento
para que um indivíduo seja salvo: "...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela
palavra de Cristo." (Romanos 10:17)
• Marcos
16:16
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer
será condenado."
Pode este versículo provar a necessidade do batismo para a
salvação? Muitos, separando a primeira parte do versículo, sustentam que sim.
Mas analisemo-lo com atenção. Em primeiro lugar, devemos notar que este
versículo se refere a apenas dois tipos de pessoas: as que crêem e são
batizadas e as que não crêem. O versículo não se refere aos que crêem e ainda
não são batizados. Em contrapartida, João 6:47 ensina: "Aquele que crê tem
a vida eterna." Não pode haver dúvidas quanto ao requisito para a
salvação: a fé em Jesus Cristo. Outros versículos poderiam ainda ser apontados,
tais como João 3:15 ou Atos 16:31. Se insistirmos apenas na primeira parte do
versículo de Marcos 16:16, teremos que ignorar os outros três versículos
apontados.
O que realmente salva
Antes de prosseguirmos, atentemos para o que diz o apóstolo
Paulo acerca do seu ministério, em I Coríntios 1:17: "Porque Cristo não me
enviou para batizar, mas para pregar o evangelho..."
Paulo foi enviado para pregar o Evangelho, o que realmente
salva (vd I Coríntios 15:1-2). O Evangelho, portanto, não residia nas águas
batismais. E iria Cristo ordenar a Paulo que pregasse um Evangelho incompleto?
De modo nenhum! Eis as palavras de Jesus dirigidas a Paulo, no momento em que
lhe apareceu: "...levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci,
para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como
daquelas em que te hei de aparecer; livrando-te deste povo e dos gentios, aos
quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à
luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e
herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:16-18)
Foi para isto que Cristo enviou Paulo, para que outros pudessem receber a
remissão de pecados. E a remissão de pecados, como podemos ver, não consiste em
nenhum cato humano de batismo, mas sim numa conversão, baseada na fé em Jesus
Cristo apenas. Romanos 3:22 declara que a justiça de Deus vem pela fé em Jesus
Cristo para todos os que crêem, para todos os que CRÊEM. Não podemos misturar
fé e obras. O batismo pelas águas é uma obra humana. A salvação vem da graça!
(Efésios 2:8-9) Se o batismo é essencial para a salvação, estamos a fazer
depender essa salvação de obras. Confiar 99% em Cristo e 1% em obras é o mesmo
que depositar toda a confiança nelas, o que é desastroso e profundamente
entristecedor. O único meio para evitar que passemos a eternidade longe de Deus
é DEPOSITAR TODA (100%)
A NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR JESUS CRISTO.
"Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por
obras da lei, mas sim pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Jesus
Cristo para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois
por obras da lei nenhuma carne será justificada." Gálatas 2:16
A importância do batismo
Qual é, então, a importância do batismo? Vimos que, para a
salvação do homem, ela é nula, mas, para um crente regenerado, ele é de suma
importância. É semelhante ao privilégio e dever de votar de qualquer cidadão
que atinge a maioridade. O batismo é dever de todo o cidadão dos céus, crente
verdadeiro, que entregou, pela fé, a sua vida a Jesus Cristo. Assim como aquele
que participa de um cato eleitoral revela que já atingiu a maioridade, assim
também aquele que desce às águas do batismo demonstra que é uma nova criatura,
pelo poder de Deus. O batismo é um mandamento de Cristo que deve ser seguido
por todos os que já são salvos. Não é um cato de salvação, mas, sim, uma
conseqüência da salvação. Ele simboliza a identificação do crente com Cristo na
Sua morte e Sua ressurreição: "Ou, porventura, ignorais que todos quantos
fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados
com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os
mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."
(Romanos 6:3-4) O batismo representa também a lavagem dos pecados pelo sangue
de Cristo (Apocalipse 1:5). Por que motivo haveria um crente obediente rejeitar
um mandamento do Senhor Jesus e perder a maravilhosa oportunidade de dar
testemunho público daquilo que mudou a sua vida? Assim como o sábado foi feito
por causa do homem, para seu proveito, e não o homem por causa do sábado, assim
também o batismo. O batismo a ninguém pode salvar (E ai de todos aqueles que
estão a depositar nele a sua confiança para remissão de pecados!), mas é um
privilégio de todo aquele que foi lavado pelo sangue de Cristo.
Ora, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus
(Romanos 10:17). Se somos novas criaturas em Cristo, andemos, portanto, em
novidade de vida (Romanos 6:4), bem arraigados e fortificados no Senhor Jesus
Cristo, Nosso Salvador. Tenhamos cuidado "para que ninguém nos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens,
segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (Colossenses 2:8)
Rejeitemos, pois, toda a doutrina que, tal como aquela aqui apresentada,
perverte a verdade do Evangelho. Não devemos esquecer, porém, que existem
também pessoas sinceras a acreditar nesta mentira, por terem durante todas as
suas vidas ouvido esta doutrina errada. A elas devemos amar (bem como aos
outros!) e devemos sentir o peso da responsabilidade em levar-lhes o Evangelho
tal como ele é apresentado nas Sagradas Escrituras, para glória de Deus e
salvação de almas.
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