Israel é perseguido por um Faraó egípcio
Israel é perseguido por um Faraó egípcio,
I. As Razões para a Perseguição (Êxodo 1.1-10) Faraó egípcio, provavelmente Tutmés I.
A. Produtividade (Êxodo 1.1-7): Começando com 70 pessoas, a nação de Israel se multiplica tão rapidamente que logo enche a terra. Medo (Êxodo 1.8-10): Tal crescimento causa grande preocupação a Faraó, uma vez que os israelitas poderiam se juntar a outros e atacar o Egito.
Israel é perseguido por um Faraó egípcio
II. A Perseguição Resultante (Êxodo 1.11-22)^
A. O decreto de construção do Faraó (Êxodo 1.11-14): Para reduzir a ameaça da força crescente de Israel, o Faraó escraviza os israelitas, forçando-os a construir duas cidades de estocagem, Pitom e Ramessés. A despeito da perseguição, Israel continua a se multiplicar.
Introdução: Ao longo dos séculos, o Povo de Deus tem sido oprimido e maltratado por várias nações e reis; já foram pisoteados, maltratados e até escravizados, entretanto a poderosa mão de Deus fez eles sobreviverem! Os egípcios foram os primeiros a explorá-los em massa; nesse estudo, vamos aprender com o primeiro capítulo do Êxodo, verdadeiras lições de fé em meio à opressão, mas antes disso, veremos as condições sociais vividas pelo povo de Israel após a morte de José, a mudança no governo do Egito, a transição de um Novo Império, o novo Faraó que se levantou, e também o trabalho escravo realizado pelos hebreus. Depois de tudo isso, vamos identificar as estratégias de Deus para o seu povo, a fim de que eles crescessem e se multiplicassem em meio à opressão. Por fim, iremos extrair reflexões devocionais para nossa vida !
Israel é perseguido por um Faraó egípcio
III. O decreto sanguinário do Faraó (Êxodo 1.15-22)
1. Sua ordem às parteiras (Êxodo 1.15-21): Em seu esforço contínuo para reprimir a força de Israel, o Faraó ordena às parteiras hebréias que matem os recém-nascidos (meninos) israelitas. "Como as parteiras temeram a Deus, ele lhes estabeleceu as casas."
2. Sua ordem às massas (Êxodo 1.22): Por fim, Faraó ordena que seu povo lance os meninos nascidos no rio Nilo.
PARTE DOIS: DEUS LIBERTA ISRAEL - O PANORAMA ( ÊXODO 2 - NÚMEROS 36)
Esta extensa seção cobre a vida e a missão de Moisés. Ele é encontrado como príncipe do Egito, pastor de Midiã e legislador de Israel.
Conclusão: Que essa mensagem venha trazer esperança para o nosso coração. Assim como o bom Deus cuidou de Israel, ele cuida de nós! As estratégias humanas não são fortes o suficiente para aniquilar o povo de Deus. Quanto mais alguém nos oprime, mais crescemos. Foi assim que ocorreu na Igreja Primitiva. Os Cristãos foram perseguidos, assassinados, e até dispersos; mas o Evangelho só fez crescer! Creia que Deus vai usar a opressão humana para te abençoar em nome do Senhor Jesus.
Post a Comment