Dois espias à Terra Prometida.
Dois espias à Terra Prometida.
Josué assume a liderança de Israel e envia dois espias à Terra Prometida.
I. O Mensageiro (1.1-18). A mensagem de Deus a Josué (1.1-9): Após a morte de Moisés, o Senhor incentiva Josué em seu novo papel.
1. As palavras do Senhor acerca dos limites de Israel (1.1-6): Ele estabelece as fronteiras da Terra Prometida.
2. As palavras do Senhor acerca do Livro de Israel (1.7-9): Israel deve ler e guardar os mandamentos do Livro da Lei. A mensagem de Josué ao povo (1.10-18). A mensagem de losué aos líderes (1.10-11): Josué diz aos líderes que se preparem, pois em três dias eles levantarão acampamento. A mensagem de losué às duas tribos e meia (1.12-18): Estas são as tribos de Rúben, Gade e metade da tribo de Manassés.. O lembrete de Josué (1.12-15): Josué relembra essas tribos de sua promessa de prestar ajuda às outras nove tribos e meia na conquista de Canaã antes de se estabelecerem no lado oriental do rio Jordão. A confirmação das tribos (1.16-18): Elas reafirmam sua promessa de ajudar as demais tribos.
Dois espias à Terra Prometida.
II. A Missão (2.1-24): Josué escolhe dois espias para uma tarefa especial. A viagem dos espias (2.1-22): Eles entram em Jericó para espionar a cidade.
1. A ajuda de Raabe aos espias de Israel (2.1-7): Os dois homens se refugiam na casa de uma prostituta que aprendeu a temer ao Senhor.
a. O perigo dos espias (2.2-3): O rei de Jericó envia homens à casa de Raabe para prender os espias.
b. O livramento dos espias (2.4-7): Raabe engana os homens do rei, dizendo que os espias já partiram.
2. A confirmação de Raabe aos espias de Israel (2.8-21) . O pedido de Raabe (2.8-13): Ela implora para ser poupada, juntamente com sua família, quando os israelitas invadirem Jericó. A promessa dos espias (2.14-21): Eles concordam em poupar a família de Raabe.. O relato dos espias (2.22-24): Ao retornar ao acampamento, os espias confirmam ao povo que Deus realmente entregará Jericó nas mãos deles.
Post a Comment