Header Ads

Absalão rouba o coração do povo e se revolta contra seu pai



Absalão rouba o coração do povo e se revolta contra seu pai


(II SAMUEL 15-16) Absalão rouba o coração do povo e se revolta contra seu pai. Davi foge para o exílio, devolve a Arca da Aliança para Jerusalém e infiltra um homem chamado Husai na corte de Absalão. Davi recusa-se a fazer retaliações contra Simei. Aitofel dá a Absalão um conselho ímpio.

I. A Trama Executada (15.1-12): O próprio filho de Davi, Absalão, organiza uma rebelião contra seu pai. A política da trama (15.1-6): Absalão conquista o coração do povo, assegurando que seu reino trará uma sociedade muito mais justa que o reino de seu pai. O lugar da trama (15.7-12): A rebelião começa na cidade de He- brom. Ele também envia mensageiros a outras partes de Israel para incitar rebeliões.

II. As Pessoas Convocadas (15.13-29): Davi fica sabendo da rebelião. Quando foge de Jerusalém para escapar de Absalão, Davi dá ordem a três homens que fogem com ele. A. Itai (15.17-22) 
1. O líder (15.17-20): Itai é o capitão dos 600 soldados giteus que se juntaram a Davi. Davi o apressa a retornar a Jerusalém, uma vez que ele e seus homens haviam acabado de chegar a Israel. 
2. O leal (15.21-22): Itai promete ajudar Davi a qualquer custo, então Davi o acolhe. . Zadoque e Abiatar (15.23-29): Davi instrui um sacerdote chamado Zadoque a trazer de volta a Jerusalém a Arca da Aliança e a dar noticias antes de desaparec er no deserto.

III As Pessoas Encontradas (15.30-16.19): Davi também encontra algumas pessoas enquanto foge de Absalão. 

A. Husai (15.30-37; 16.15-19). Husai e Davi (15.30-37): Um amigo fiel chamado Husai está à espera de Davi no monte das Oliveiras. Davi o instrui a retornar a Jerusalém e a se oferecer a Absalão como conselheiro, fingindo ter- se voltado contra Davi, para que possa dar a Absalão conselhos enganosos acerca de como conduzir a rebelião. Husai e Absalão (16.15-19): Husai e Aitofel, o conselheiro anterior de Davi que se voltou contra ele, finalmente encontram Absalão. Após Husai explicar que se voltou contra Davi, Absalão aparentemente o aceita como seu conselheiro. 

B. Ziba (16.1-4): Davi encontra-se com Ziba, servo de Mefibosete, que relata que seu mestre também se voltou contra Davi. Aí Davi concede a Ziba tudo o que concedera anteriormente a Mefibosete. 

C. Simei (16.5-14): Davi encontra-se com Simei, membro da família de Saul. 
1. O insulto (16.5-8): Simei amaldiçoa Davi e joga pedras nele, cha- mando-o de assassino e dizendo que o Senhor lhe está dando a paga por haver roubado o trono de Saul. 
2. O controle (16.9-14): Davi proíbe os soldados de machucar Simei, dizendo que suas atitudes são compreensíveis, uma vez que ele é parente de Saul.

IV. A Profanação Adotada (16.20-23): Aconselhado por Aitofel, Absalão arma uma tenda no telhado do palácio e se deita com as concubinas de Davi, insultando-o publicamente.

Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!