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Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo


Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo


Acreditamos num único Deus, o Pai, que é um Espírito e tem existência eterna, é um Ser pessoal que possui suprema inteligência, sabedoria, amor, justiça, poder e autoridade. Ele, através de Jesus Cristo, é o Criador dos céus e da terra e de tudo o que neles existe. Deus é a Origem de toda a vida e
Aquele para quem a vida humana existe. Acreditamos numSenhor, Jesus Cristo de Nazaré, que é o Verbo e que tem existido eternamente. Acreditamos que Ele é o Messias, o Cristo, o Filho divino do Deus vivente, concebido pelo Espírito Santo e nascido em carne humana pela virgem Maria. Acreditamos que foi por meio d’Ele que Deus criou todas as coisas, e que sem Ele nada do que se fez seria feito. Acreditamos no Espírito Santo como sendo o Espírito de Deus e de Cristo. O
Espírito Santo é o poder de Deus e o Espírito da vida eterna (2 Timóteo 1:7; Efésios 4:6; 1 Coríntios 8:6; João 1:1-4; Colossenses 1:16).
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Acreditamos que Deus é o Soberano do Universo, com uma existência suprema acima de tudo o mais. Deus é espírito (João 4:24) e existe num domínio diferente do dos humanos, que são carne. O
nosso entendimento e percepção de Deus estão todavia, baseados nas revelações que Deus nos dá através da Sua Palavra escrita, a Bíblia.

Deus Pai,  Jesus Cristo e  o Espírito Santo








A Bíblia revela Deus como o “Pai” e Jesus Cristo como o Seu

“Filho”. A distinção entre os dois está implícita desde o começo da revelação de Deus (Génesis 1:1), onde em Hebreu a palavra Elohim Crenças Fundamentais 3
é mencionada (Elohim é o plural da palavra Hebraica Eloah - que é usada quando se refere a Deus). Tem havido comunicação entre os dois desde o início, como está escrito em Génesis 1:26 onde por exemplo, os pronomes “(nós) Façamos” e “nossa” referem-se a Elohim. O Velho Testamento concentra-se no Deus de Israel que se descreve a Si mesmo como “EU SOU” e “O SENHOR, o Deus de Abraão, ...de Isaque, e ... de Jacob” (Êxodo 3:14-15), (aqui SENHOR é a palavra derivada do Hebreu YHWH). Em João 8:58, Cristo referiuse a Si próprio como “Eu Sou”. Este é o mesmo Deus que libertou os Israelitas do Egipto e os acompanhou no deserto e que mais tarde fi cou conhecido no Novo Testamento como Jesus Cristo (1 Coríntios 10:4). Tanto o Velho quanto o Novo Testamento contêm referências que mostram que há mais do que uma personagem na Divindade
(Salmos 110:1 por exemplo, que também é referido em Actos 2:29-
36). O Novo Testamento identifi ca-Os como sendo Deus Pai e Jesus
Cristo seu Filho (1 Coríntios 8:6). 

O Filho é também chamado Deus (Hebreus 1:8-9). Jesus Cristo também é conhecido como o “Verbo,” que “estava com Deus” no começo e é igualmente identifi cado como “Deus” (João
1:1-2). Ele criou todas as coisas (versículos 3, 10), e depois fez-se carne e habitou entre nós (João 1:14). Jesus Cristo também é chamado o “primogénito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29). Os seres humanos têm o grande potencial e a oportunidade de entrar na família
de Deus (Romanos 8:14,19; João 1:12; 1 João 3:1-2).

A afi nidade entre o Verbo e o Pai está defi nida duma forma mais clara no Novo Testamento, quando “o Verbo se fez carne” (João 1:14;
Filipenses 2:5-11), revelou o Pai aos Seus discípulos (Mateus 11:25- 27), foi sacrifi cado para a remissão dos nossos pecados e de novo glorifi cado pelo Pai (João 17:5).




O Novo Testamento mostra a unidade entre o “Pai” e o “Filho”, mas por outro lado manifesta uma distinção clara entre os dois em muitas escrituras (por exemplo, João 20:17; Romanos 15:6).
Lemos em Efésios que Deus “tudo criou por meio de Jesus Cristo” (Efésios 3:9 [Bíblia Portuguesa de Almeida, 1994]; Hebreus 1:1-3). A afi nidade entre o Pai e o Filho mostra o perfeito e eterno caminho de vida de Deus. 

O Pai tem amado sempre o seu Filho, e o Filho tem amado sempre o seu Pai (João 17:4, 20-26). A harmonia que existe entre o Pai e o Filho é uma singularidade mental e de propósito, tendo

4 Crenças Fundamentais

Jesus Cristo pedido ao Pai que criasse essa harmonia entre os Seus
discípulos, Ele próprio e o Pai (versículos 20-23). “Deus”, como é descrito na Bíblia, pode referir-se tanto ao Pai (por exemplo, Actos 13:33; Gálatas 4:6), como a Jesus Cristo, o Filho (por
exemplo, Isaías 9:6; João 1:1,14) ou a ambos (por exemplo, Romanos
8:9), dependendo do contexto nas escrituras. O poder e a mente que rocedem de Deus são chamados, o Espírito de Deus ou o Espírito Santo (Isaías 11:2; Lucas 1:35; Actos 1:8;10:38; 2 Coríntios 1:22; 2
Timóteo 1:7). O Espírito Santo de Deus não é identifi cado como uma
terceira pessoa numa trindade, mas é consistentemente descrito como sendo o poder de Deus. O Espírito Santo é dado ao ser humano depois do arrependimento e do Batismo (Actos 2:38) como se fosse uma garantia de herança da vida eterna (2 Coríntios 1:22; Efésios 1:14).

Deus quer que O conheçamos para que possamos confi ar nʼEle e amá-lO. Ele tem-nos mostrado muito mais sobre Si mesmo, através dos Seus nomes que revelou àqueles com quem tem trabalhado através dos tempos. Estes nomes revelam que Deus tem uma inteligência, poder, glória e sabedoria supremas; que personifi ca toda a justiça, perfeição e verdade; que possui o céu e a terra; que é imortal e digno de todas os elogios. Deus é o nosso provedor, curador, escudo, defesa,
conselheiro, professor, legislador, juiz e a nossa força e salvação. Ele, misericordioso, generoso, paciente, bondoso, justo e magnânimo.

Deus ouve as nossas orações, faz uma aliança connosco, é um refúgio nas horas difíceis, dá-nos conhecimentos e deseja dar-nos a imortalidade para que possamos compartilhar a vida eterna com Ele.

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