Header Ads

Mensagem básica de evangelismo

MENSAGENS BÁSICAS PARA EVANGELISMO PESSOAL.

* Fé mal dirigida.
Muitas pessoas buscam segurança em coisas alheias a Cristo. Deus que fala de si mesmo como um refúgio (Dt 33:27), disse a Isaías (28:14-20) que o povo que se havia refugiado na mentira, falso refúgio que não poderia salvá-lo. As coisas em que confiavam eram semelhantes a uma cama demasiado curta, ou um lençol ou cobertor demasiado pequeno para cobrir uma pessoa. Provérbios 14:12 fala-nos de um caminho que parece direito, mas conduz à morte. Em Mateus 7:24-29, Jesus fala da tragédia da fé mal dirigida.
As pessoas confiam em muitos falsos refúgios em nossos dias. Alguns serão bons em si mesmos, mas não podem salvar. Talvez lhe seja conveniente pôr um "X" junto aos falsos refúgios que aparecem nesta lista e nos quais muitas pessoas de seu bairro confiam, em vez de irem a Jesus em busca de segurança e salvação.

Falsos refúgios
- vida boa
- esforços próprios
- ser membro de igreja
- anjos
- outras religiões
- oração dos pais
- espíritos
- posição social
- servir a pátria
- santos
- imagens, quadros
- religião do esposo



- antepassados
- Bíblia em casa
- religião da esposa
- dinheiro
- observar rituais
- negar-se a si mesmo
- horóscopos
- tábua de ouija
- ofertas à igreja
- crucifixo
- ajudar a outros
- amuletos, encantamentos


Satanás leva muitos a depositar sua confiança em si próprios em vez de confiar em Cristo. Uns acham que são suficientemente bons e não necessitam de um Salvador. Outros procuram ser cristãos, mas baseados em seus próprios esforços. Por sua vez, outros se apercebem que são demasiado fracos para viver a vida cristã e julgam inútil tentá-lo. Estão olhando para si próprio em vez de olhar para Cristo e seu poder transformador. O problema de muitos é que vêem a Cristo como Mestre e Exemplo a quem devem imitar, mas não o conhecem como Salvador e Senhor. É bom que todos eles conheçam João 3:3-7. É necessário nascer de novo!
A lagarta não tenta voar com o fito de se tornar mariposa. Todos os seus esforços jamais lograriam produzir semelhante mudança; a única coisa que faz é encerrar-se em seu casulo, renunciando para sempre a sua vida passada, e Deus opera o milagre da transformação. O que outrora parecia um coró, sai do casulo transformado numa linda mariposa. Tem novos instintos, desejos e apetites. Vive em um mundo novo. Começa a voar, não para imitar a outros nem num esforço para transformar-se a si mesma, mas simplesmente porque agora é mariposa.

     
       * Todos os caminhos levam à Deus


Que pensar dos que dizem: "Todos os caminhos conduzem a Deus. Uma religião é tão boa quanto a outra se a pessoa for sincera em sua crença"? Muitos depositam a sua fé em imagens, gravuras, santos, amuletos, encantamentos, espíritos, antepassados e coisas tais. São sinceros, mas andam errados. Jesus Cristo é o Caminho, o único caminho; o único mediador entre Deus e os homens (Jo 14:6; I Tm 2:5). Temos de dirigir nossa fé para sua Pessoa.

* Pecados nos crentes.

É possível que alguma pessoa que você procura ganhara para Cristo tenha dificuldades pela faltas ou pecados que vê em certos membros das igrejas. Por que pedir que Cristo as salve, se os crentes que ele conhece não são melhores do que ela própria? Dizem alguns que a igreja explora os pobre e oprime os ignorantes. Tais obstáculos demonstram a importância de darmos bom exemplo em tudo o que fazemos.
Não conhecemos todas as circunstâncias do caso: porque a pessoa procedeu mal, ou se acaso se arrependeu de seu procedimento. Por isso Deus nos ordena deixar com ele o julgamento (Mateus 7:1-3; Romanos 2:1-3).
Podemos perguntar a essas pessoas: "Você se recusaria a receber dinheiro pelo simples fato de haver moedas falsas em circulação? Então, por que rejeita o cristianismo, no qual há milhões de pessoas verdadeiramente convertidas, pelo único fato de haverem alguns falsos cristãos?" Poderíamos a tais pessoas se conhecem algum cristão cuja a vida concorde com os ensinos de Jesus, ou se encontra alguma falta em Jesus. A ele é que devem aceitar se quiserem ser salvas. Deus julgará e repudiará todos os falsos cristãos (Mateus 7:21).

* Falsos valores.

Que vale mais: um lar cômodo durante oitenta anos sobre a terra, ou um lar muito melhor para
Muitas pessoas escolhem as respostas errôneas a estas perguntas e vivem conforme um conjunto errôneo de valores.
toda a eternidade? O prazer temporal seguido da aflição eterna, ou o sofrimento temporal seguido de gozo inacabável? As riquezas terrenas ou as celestiais? Os momentos de popularidade e fama na atualidade, ou o reconhecimento futuro e a recompensa eterna? A aprovação do homem ou a de Deus? Uma vida egocêntrica ou uma vida cristocêntrica? O que o mundo oferece, ou o que Deus oferece em Cristo?



* Adiamentos.

Parte da estratégia militar de Satanás consiste em retardar a ação. Quando uma pessoa deseja ser salva, Satanás procura fazer que espere até mais tarde, e depois mais tarde, e mais tarde; até que seja demasiado tarde. Aqueles com os quais você venha a falar podem ter problemas como estes:
1. Desejam "desfrutar a vida" agora e aceitar a Cristo mais tarde (raciocínio muito comum entre os jovens).

2. Estão "demasiado ocupados" para ir à igreja agora, mas pensam em frequentá-la mais tarde.
3. Não compreendem que importância pode ter de aceitar a Cristo de imediato.
4. Desejam compreender melhor o evangelho antes de decidir-se.

Faça-os pensar nas vantagens e desvantagens de esperar até mais tarde para receber a maravilhosa vida que Cristo lhes oferece.

Fale-lhes da incerteza da vida e do perigo que correm ao esperar até que seja demasiado tarde. Leia Tg 4:13; 14; II Co 6:2; Is 55:6-7.
Peça à pessoa que faça de conta que se encontra nesta situação: Foi à casa de um amigo para dar-lhe um presente. O amigo vê-o à porta , mas não o convida a entrar. Vê o presente e diz: "Ah sim. Gostaria de recebe-lo algum dia, mas agora não. Volte outro dia para dar-me". Que faria você? Ou então, quem se atreveria a ignorar o prefeito da cidade se este o honrasse com uma visita ao seu lar? Não obstante, quantos deixam que o Senhor do céu e da terra continue batendo à porta do coração sem fazer-lhe caso! Apocalipse 3:20.
Quanto mais longo for o tempo que a pessoa passe adiando a salvação, tanto mais difícil é que se salve. Quanto mais repetimos uma ação, tanto mais firmemente uma ação, tanto mais firmemente estabelecemos um estilo de conduta. Quanto mais se adia a decisão de aceitar a Cristo, tanto mais fácil é continuar a adiá-la. Não será mais fácil ser salvo no mês que vem ou no próximo ano. Hoje é o melhor momento para fazê-lo. Leia Hebreus 3:15.

* Temores.

Deus deseja usá-lo para libertar pessoas influenciadas por temores que as impedem de aceitar a Cristo. Ele é mais poderoso do que qualquer das coisas que elas temem. Lembre-se de como Jesus sempre dizia: "Não temais!" Agora ele deseja usar seus lábios para dizer essas palavras aos que tem temores. Isaías 41:13.* Temor de mudar de religião.

Muitos afirmam que não podem deixar as crenças que seus pais lhes ensinaram. Não desejam abandonar as tradições da família nem ferir a sensibilidade de seus entes queridos. Consideram uma mudança de religião como traição à sua cultura.



1. Peça-lhes permissão para orar com elas; peça a Deus, nessa oração, que lhes mostre o que devem fazer e as ajude a faze-lo.
2. Use o testemunho de pessoas convertidas dessa religião.
3. Fale do poder protetor de Jesus. Não necessitarão de seus encantamentos ou fetiches. O Espírito Santo é mais poderoso do que os Espíritos malignos (I Jo 4:4).
4. Procure conseguir, sempre que possível, que toda a família siga a Cristo.
Para algumas pessoas a fé vem aos poucos, `a medida que vão lendo a Bíblia e conhecendo melhor o Senhor. A pessoa que tira da parede algo em cuja a proteção tem confiado, talvez não ache tão difícil se puser em seu lugar um texto bíblico que lhe lembre o cuidado de Deus. O uso de calendários com versículos bíblicos ou de quadros de textos murais pode ajudá-la.

* Temor de perseguição.

Muitos entendem que o seguir a Jesus lhes trará perseguição. Ficarão expostos ao ridículo, à rejeição por parte da família e dos amigos, ou da violência física. Às vezes podemos aplainar o caminho para um novo convertido (ou alguém que deseja converter-se) se falamos do evangelho com membros de sua família. Certo adolescente aceitou a Cristo e queria ser batizado em água, mas seus pais pertenciam a uma religião não cristã. O batismo em desafio aos desejos paternos teria parecido rebeldia contra eles e o abandono de tudo quanto lhes era sagrado, com o fim de seguir uma religião estrangeira. O pastor levou em conta os sentimentos dos pais. Foi visitá-los e convidou-os a assistir uma série de lições sobre a religião cristã, de modo que pudessem analisar se deviam dar consentimento ao filho para ser batizado. Como resultado das aulas, eles foram batizados juntamente com o filho.
Podemos animar a pessoa que teme a perseguição falando-lhe da influência que ela pode exercer. Deus deseja usá-las para levar a luz do evangelho à sua família e aos amigos. Pode começar desde já a orar por eles. Quando aceitar a Cristo terá algo maravilhoso que repartir com eles, não algo a esconder ou de que deva envergonhar-se.
Também podemos estimular a pessoa fazendo-a compreender que Deus a ajudará e dar-lhe-á forças para o que vier. É uma honra sofrer por aquele que morreu por nós. Além do mais, Deus nos recompensará por isso. O que sofremos por ele agora é nada comparado a recompensa que ele nos dará no céu. Deus falará com a pessoa e a animará enquanto a ajudamos a procurar e marcar em seu Novo Testamento estes versículos: Mc 8:34-38; Lc 6:22-23; Rm 8:17; II Tm 2:12; Hb 12:2-3.

* Temor do fracasso.

Já mencionamos este problema. Ouviu você alguma vez respostas como as seguintes, ao convidar alguém para seguir a Cristo? "Gosto do evangelho, mas sei que não poderia levar uma vida cristã". "Tentei-o uma vez e fracassei. Por que haveria de tentá-lo de novo?". "Você não conhece minha situação. Em minha família, na vizinhança e no trabalho é impossível seguir os ensinamentos de Cristo. Falharia no primeiro dia". A pessoa pode ter certeza de que receberá uma nova natureza. Deus lhe responderá a oração e lhe dará forças. O Espírito Santo estará em seu íntimo e a ajudará a resistir a tentação. O amor de Deus não deixará, e os cristãos a ajudarão. Haverá luta, mas Deus a ajudará vencer.
Não abandonemos os desviados! Podemos mostrar-lhes que ainda os amamos. Usemos testemunhos e passagens bíblicas que os animem a consagrar-se de novo a Deus. Ele os ama. Muitas das mensagens dos profetas eram dirigidas aos filhos de Deus que se desviaram.

* Temor de ser rejeitado por Deus.

Muito semelhante ao temor do fracasso é o temor de ser rejeitado por Deus. Muitas pessoas acham que já fracassaram e são demasiado más para receber o perdão. Talvez tenham pedido perdão e não tenham sentido alegria de ser salvas. Daí pensarem que Deus não lhes perdoou e nunca o fará. Crêem alguns que cometeram o pecado imperdoável e para eles não há esperança. A tais pessoas podemos perguntar se gostariam de ser perdoadas e ir para o céu. Se ainda sentem o desejo de que Deus lhes perdoe, isso é prova que o Espírito Santo ainda as está atraindo para Deus e podem ser perdoadas.
Se puder conseguir que alguém desempenhe o papel da pessoa que teme ser rejeitada por Deus, faça que apresente seu problema. Dê-lhe a resposta correspondente. Faça-o ler João 3:16; 6:37 e I João 1:7; 9. Assinale a palavra todo nos dois primeiros textos. Pergunte-lhe: "Isto inclui você?" Faça-o ler os textos novamente, substituindo com seu próprio nome as expressões todo o que todo aquele. Anime-o a atuar de acordo com I João 1:7-9. Exorte-o a confessar seus pecados diante de Deus, com fé em que ele lhe está perdoando tal como prometeu; e dê-lhe graças pelo perdão.


* Mostrar o que se deve fazer.

Depois de ouvir o evangelho e de ser pelo Espírito Santo convencido de seus pecados, o pecador necessita saber o que deve fazer para ser salvo. A salvação é um dom, mas como recebê-lo? Talvez lhe agrade usar o desenho da mão da salvação, como auxílio visual. Ao ensinar ou pregar a esse respeito, pode usá-lo representando-o em um cartaz, no flanelógrafo, ou no quadro negro, ou simplesmente assinalar os pontos sobre os próprio dedos à medida que a pessoa com a qual conversa cumpra cada uma das condições. Talvez não use todos os textos mas deve conhece-los.

* Crer em Jesus.

No auxílio visual começamos pelo dedo mínimo: "Crer em Jesus". Quando o carcereiro de "Que devo fazer para que seja salvo?", Paulo e Silas lhe deram a resposta de Deus: "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31).
Filipos perguntou:
Se creio em uma pessoa, creio que ela é o que diz ser, e fará o que prometeu fazer. Creio que alcançará seus propósitos. Crer no Senhor Jesus significa crer que ele é tudo o que este título afirma a seu respeito. Senhor significa que ele é o nosso dono divino. É Deus Filho e tem o direito de reger a nossa vida. Jesus quer dizer "Salvador". É o nome que lhe foi dado quando veio salvar-nos de nossos pecados (Mt 1:21). Creio, pois, que é o Filho eterno de Deus que veio a terra, foi virginalmente encarnado em Maria, ensinou-nos a verdade acerca de Deus, morreu por meus pecados na cruz, ressurgiu e voltou para o céu a fim de preparar um lugar para mim. É meu sumo Sacerdote, que se preocupa com as minhas necessidades e ora ao Pai por mim. Creio que ele perdoa os que o aceitam como Salvador e Senhor, e envia seu Espírito Santo para viver em nós e ajudar-nos a viver como filhos de Deus.


Visto que creio em Jesus, aceito seus ensinamentos como a norma de minha vida, a melhor maneira de viver, e em realidade o único modo de viver plenamente e para sempre. É claro, muitos não compreendem a princípio tudo o que significa ser em Jesus. Mas é fácil ver que se cremos em Jesus, cumpriremos os requisitos dos outros dedos da salvação. Arrepender-nos-emos, pediremos perdão, aceitaremos a Jesus como Salvador e o seguiremos como Senhor. Tudo isso se resume neste pequeno dedo: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

* Arrepender-se do pecado.

O arrependimento é uma mudança de atitude, uma mudança de direção na vida. Devemos esclarecer isto ao pecador. Alguns pedem o perdão de seus pecados porque não querem ser castigados, mas sem intenção alguma de deixar de pecar; ou se arrependem de certos atos pecaminosos, mas não de sua rebeldia contra Deus. Querem continuar fazendo sua própria vontade. Alguns se arrependem no que toca a uma faceta de sua personalidade, mas não nas outras. Trará algum proveito a expressão externa de pesar pelo pecado, se deliberadamente continua em desobediência a Deus?

* Pedir perdão.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I Jo 1:9). O arrependimento do pecado e o pedido de perdão podem ocorrer ao mesmo tempo. Todavia, algumas pessoas compreendem sua culpabilidade, lamentam haver pecado e resolvem mudar de vida, mas sem confessar seus pecados a Deus ou pedir-lhe perdão. Devemos recorrer a ele em busca de perdão, se realmente desejamos que nossos pecados sejam apagados. Como? Temos alguns exemplos em Sl 51; Lc 18:13; Mt 6:12.
Se a pessoa com a qual você estuda o tema da salvação já deu o passo do arrependimento, I Jo 1:9 pode ser suficiente. O Espírito Santo guia alguns a confessar certos atos de pecado. Outros simplesmente oram dizendo: "Deus meu, tem compaixão de mim, que sou pecador". A pessoa não pode lembrar-se de todas as ações más que praticou, mas Deus conhece todas elas, inclusive emoções e pensamentos pecaminosos. Por isso nos chegamos a ele com simplicidade, reconhecendo que somos pecadores e pedindo-lhe que nos perdoe todos os pecados.

* Aceitar e reconhecer.

Não basta crer que Jesus morreu para salvar o mundo. Devo aceitá-lo como meu Salvador pessoal e Senhor (Jo 1:12). Quando o aceito, dou a conhecer aos demais que ele é meu Salvador e Senhor. Esta é minha confissão da fé em Cristo, meu reconhecimento de que agora pertenço a Deus. É como a assinatura no contrato, que faz que nossa nova revelação seja oficial. É meu endosso no cheque para poder receber do banco do Céu todos os benefícios do da salvação. Romanos 10:9-10.
Depois de orar com uma pessoa pedindo pela sua salvação, você pode dar-lhe a oportunidade de reconhecer a Cristo ao perguntar-lhe: "Aceitou a Jesus como seu Salvador? Que fez Jesus por você?" Incentive-a a contar aos amigos e familiares o que Cristo fez em sua vida e a fazer uma confissão pública de fé mediante o batismo em água.

* Seguir a Jesus.

Os primeiros quatro dedos da "mão da salvação" são o que o pecador faz para ser salvo. Pense

no polegar como o dedo que se fecha para pegar a salvação e rete-la. Seguir a Jesus é uma contínua responsabilidade diária, é a parte progressiva de nossa salvação. "Seguir a Jesus a vida toda". Nisto consiste nosso discipulado. Não podemos faze-lo com nossa próprias forças, porém ele nos toma pela mão e nos conduz a todo o caminho que leva ao lar (Lc 9:23).
Ensinar aos recém convertidos como seguir a Cristo é uma parte vital da evangelização. Chamamo-lhes de "evangelização de consolidação". Desde o momento em que aceitam a Cristo, aconselhamo-lhes a ler um trecho do Novo Testamento todos os dias , a orar com regularidade, a freqüentar habitualmente os cultos, e contar aos outros o que Jesus fez por eles.





Nenhum comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!